Numa organização, se apenas se utilizarem os meios
escritos, podemos correr o "risco de privilegiar, em maior escala, os
quadros e pessoal de escritório" (Peretti, 1998: 488), porque estes
funcionários têm o "hábito cultural da leitura" e "dispõem do
tempo necessário para ler" (idem). Para evitar esta situação podemos
recorrer aos meios audiovisuais.
Os meios audiovisuais são um meio importante de
comunicação. No entanto muitos deles requerem a aquisição de materiais caros e
daí não estarem disponíveis em todas as organizações. Os que se mostram mais
acessíveis, em termos de custos, são as ajudas visuais e os painéis de
afixação. O primeiro método referido, pode ser usado para ilustrar uma
conferência, por exemplo, através da utilização de um quadro, de um
retroprojector ou um projector de diapositivos. Estes meios possibilitam a
visualização da mensagem por todos os receptores permitindo mais facilmente
acompanhar a conferência.
Os painéis de afixação
são usados para apresentar comunicações a todo o pessoal. Permitem atingir um
grande número de pessoas rapidamente mas é necessário um cuidado permanente na
actualização da informação e na sua limpeza, já que sem esse cuidado tornam-se
pouco atractivos e mesmo desmotivadores da leitura.
As montagens
audiovisuais são hoje muito comuns sobretudo devido ao uso da informática que,
para além de simplificar a sua produção diminui significativamente os custos
das mesmas. Podem ser usadas para variados fins, como por exemplo, a
apresentação da organização, de um problema concreto, dos resultados obtidos,
das previsões, de mensagens de sensibilização. Devido à sua flexibilidade podem
ser facilmente usadas com outros meios de comunicação. Apesar de ser um meio
atractivo pode tornar-se desmotivador se usado de forma exagerada.
Se pretendemos fazer
conhecer a organização talvez o melhor seja a realização de um filme. O seu
custo variará de acordo com a nossa exigência sabendo antecipadamente que são
necessários técnicos especializados para a sua produção. Deve ter-se em conta
que o filme não é o melhor meio para apresentar a informação da actualidade devido
ao tempo de produção. A organização pode também utilizar as vantagens do vídeo
e produzir um jornal-vídeo que permite apresentar uma grande quantidade de
informação em pouco tempo, e segundo Peretti (1998) "o pessoal reserva ao
jornal-vídeo um acolhimento muito favorável" pois "está mais próximo
das suas preocupações do que o jornal da empresa" e ainda considera que ao
contrário do filme de empresa, a imagem-vídeo acentua o aspecto humano.
Uma forma de fazer
chegar a informação a toda a comunidade que nela esteja interessada é através
de um "jornal telefonado", que é um boletim gravado que os
interessados poderão ouvir usando o telefone. Uma das vantagens é o facto de os
receptores terem acesso à informação quando mais lhes convém e de forma
imediata, estando no entanto limitados à que foi previamente gravada e não
tendo possibilidade de colocar questões, críticas ou sugestões.
Nas instalações da
organização poderá ser colocado um sistema de rádio que permita a difusão de mensagens
dirigidas aos elementos que aí permanecem. Este meio pode ser utilizado para
dar informações rápidas, fazer sensibilização sobre assuntos do interesse da
organização, anunciar reuniões, etc. Este meio de comunicação tem como limites,
o facto de não permitir o feedback, o
que deixa o emissor sem saber quem na realidade recebeu a informação e as
mensagens poderem não ser escutadas devido a barulho, desinteresse do emissor
ou deficiente reprodução.
Tabela elaborada a partir de Gondrand, (1983) e Peretti (1998).
Extrato de :
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
Autor : Henrique Manuel Salgado Almeida
Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação
- Especialização em Administração e Organização Escolar -
2005
2005
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