sábado, 30 de novembro de 2013

Meios de comunicação : audiovisuais

Numa organização, se apenas se utilizarem os meios escritos, podemos correr o "risco de privilegiar, em maior escala, os quadros e pessoal de escritório" (Peretti, 1998: 488), porque estes funcionários têm o "hábito cultural da leitura" e "dispõem do tempo necessário para ler" (idem). Para evitar esta situação podemos recorrer aos meios audiovisuais.
Os meios audiovisuais são um meio importante de comunicação. No entanto muitos deles requerem a aquisição de materiais caros e daí não estarem disponíveis em todas as organizações. Os que se mostram mais acessíveis, em termos de custos, são as ajudas visuais e os painéis de afixação. O primeiro método referido, pode ser usado para ilustrar uma conferência, por exemplo, através da utilização de um quadro, de um retroprojector ou um projector de diapositivos. Estes meios possibilitam a visualização da mensagem por todos os receptores permitindo mais facilmente acompanhar a conferência.
            Os painéis de afixação são usados para apresentar comunicações a todo o pessoal. Permitem atingir um grande número de pessoas rapidamente mas é necessário um cuidado permanente na actualização da informação e na sua limpeza, já que sem esse cuidado tornam-se pouco atractivos e mesmo desmotivadores da leitura.
            As montagens audiovisuais são hoje muito comuns sobretudo devido ao uso da informática que, para além de simplificar a sua produção diminui significativamente os custos das mesmas. Podem ser usadas para variados fins, como por exemplo, a apresentação da organização, de um problema concreto, dos resultados obtidos, das previsões, de mensagens de sensibilização. Devido à sua flexibilidade podem ser facilmente usadas com outros meios de comunicação. Apesar de ser um meio atractivo pode tornar-se desmotivador se usado de forma exagerada.
            Se pretendemos fazer conhecer a organização talvez o melhor seja a realização de um filme. O seu custo variará de acordo com a nossa exigência sabendo antecipadamente que são necessários técnicos especializados para a sua produção. Deve ter-se em conta que o filme não é o melhor meio para apresentar a informação da actualidade devido ao tempo de produção. A organização pode também utilizar as vantagens do vídeo e produzir um jornal-vídeo que permite apresentar uma grande quantidade de informação em pouco tempo, e segundo Peretti (1998) "o pessoal reserva ao jornal-vídeo um acolhimento muito favorável" pois "está mais próximo das suas preocupações do que o jornal da empresa" e ainda considera que ao contrário do filme de empresa, a imagem-vídeo acentua o aspecto humano.
            Uma forma de fazer chegar a informação a toda a comunidade que nela esteja interessada é através de um "jornal telefonado", que é um boletim gravado que os interessados poderão ouvir usando o telefone. Uma das vantagens é o facto de os receptores terem acesso à informação quando mais lhes convém e de forma imediata, estando no entanto limitados à que foi previamente gravada e não tendo possibilidade de colocar questões, críticas ou sugestões.
            Nas instalações da organização poderá ser colocado um sistema de rádio que permita a difusão de mensagens dirigidas aos elementos que aí permanecem. Este meio pode ser utilizado para dar informações rápidas, fazer sensibilização sobre assuntos do interesse da organização, anunciar reuniões, etc. Este meio de comunicação tem como limites, o facto de não permitir o feedback, o que deixa o emissor sem saber quem na realidade recebeu a informação e as mensagens poderem não ser escutadas devido a barulho, desinteresse do emissor ou deficiente reprodução.

Tabela : Meios combinados de comunicação numa organização.

 Tabela elaborada a partir de Gondrand, (1983) e Peretti (1998).


Extrato de :
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
Autor : Henrique Manuel Salgado Almeida
Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação
 - Especialização em  ­­­­­­­­­­­­Administração e Organização Escolar -
2005




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