sábado, 30 de novembro de 2013

Meio de comunicação : combinados

 A complexidade das organizações leva muitas vezes à complexificação da comunicação e à necessidade de, para além do uso dos meios atrás referidos, utilização de combinações entre eles.
Um dos meios possíveis é a sala de informação, onde a comunidade tem acesso às informações disponibilizadas pela organização. Nessa sala podem ser usados vários meios de modo a que a informação surja de forma atraente e se torne produtiva.
            Quando a organização recruta novos membros, é necessário que estes se familiarizem com a cultura, os procedimentos, os regulamentos, a estrutura desta, sendo necessários procedimentos e materiais de acolhimento. Destes procedimentos e materiais dependerá uma grande parte do desempenho desses novos elementos.
            Os seminários de informação permitem uma reflexão sobre os problemas da organização, mas podem ter custos elevados. Nesses seminários, a informação circulará quer de cima para baixo quer em sentido inverso.

            Os grupos de concertação procuram associar os vários elementos da organização à resolução de problemas. Entre esses elementos encontram-se os trabalhadores que, assim sendo, são promovidos "à condição de actor com poder" (Peretti, 1998: 499). Estes grupos reúnem-se regularmente e podem ser formais ou informais. Este tipo de grupos "favorece a identificação das dificuldades encontradas pelos assalariados no exercício das suas funções" (Peretti, 1998: 500) e compromete todos os que se envolvem na concertação.

Tabela : Meios combinados de comunicação numa organização.


Utilizações possíveis
Público
Custo
Vantagens
Limites
Sala de informação.
Apresentação das informações actualizadas ao público.
Todo o pessoal.
Imobili-zação da sala.
Aspecto atraente .
Obrigação das pessoas procurarem a informação.
Imobilização da sala.
Possibilidade de os receptores não se interessarem pela informação.
Necessidade de renovação periódica da informação.
Processos e material de acolhimento.
Familiarização dos novos elementos com a organização.
Nos elementos da organização.
Variável.
Primeiro contacto dos novos elementos com a cultura da organização.
Interiorização de regras.
Tempo dispendido pelos responsáveis.
Seminários de informação.
Reflexão sobre problemas da organização.

Todo o pessoal ou grupos.
Pode ser elevado.
Fazer com que todos tomem consciência dos problemas
Procurar soluções .
Pode ser considerado tempo perdido se o seminário não for preparado convenientemente.
Grupos de concertação.
Obtenção de soluções.
Acções de melhoria.
Obtenção de resultados técnicos.

Todo o pessoal mas reunindo por grupos.
Tempo.
É um óptimo instrumento de trabalho.
Circulação da informação no sentido ascendente e descendente.
Permitem a pacificação.
Maior envolvimento aumenta o desempenho.
Aumento da produtividade.
É necessário preparar as reuniões para que elas decorram normalmente e os participantes não cheguem ao fim com a sensação de terem perdido o seu tempo.

Tabela elaborada a partir de Gondrand, (1983) e Peretti (1998).

Extrato de :
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
Autor : Henrique Manuel Salgado Almeida
Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação


 - Especialização em  ­­­­­­­­­­­­Administração e Organização Escolar -
2005



Sem comentários: