A complexidade das organizações leva muitas vezes à
complexificação da comunicação e à necessidade de, para além do uso dos meios
atrás referidos, utilização de combinações entre eles.
Um dos meios possíveis é a sala de informação, onde a
comunidade tem acesso às informações disponibilizadas pela organização. Nessa
sala podem ser usados vários meios de modo a que a informação surja de forma
atraente e se torne produtiva.
Quando a organização
recruta novos membros, é necessário que estes se familiarizem com a cultura, os
procedimentos, os regulamentos, a estrutura desta, sendo necessários procedimentos
e materiais de acolhimento. Destes procedimentos e materiais dependerá uma
grande parte do desempenho desses novos elementos.
Os seminários de
informação permitem uma reflexão sobre os problemas da organização, mas podem
ter custos elevados. Nesses seminários, a informação circulará quer de cima
para baixo quer em sentido inverso.
Os grupos de concertação
procuram associar os vários elementos da organização à resolução de problemas.
Entre esses elementos encontram-se os trabalhadores que, assim sendo, são
promovidos "à condição de actor com poder" (Peretti, 1998: 499).
Estes grupos reúnem-se regularmente e podem ser formais ou informais. Este tipo
de grupos "favorece a identificação das dificuldades encontradas pelos
assalariados no exercício das suas funções" (Peretti, 1998: 500) e compromete
todos os que se envolvem na concertação.
Utilizações possíveis
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Público
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Custo
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Vantagens
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Limites
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Sala de informação.
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Apresentação das
informações actualizadas ao público.
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Todo o pessoal.
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Imobili-zação da sala.
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Aspecto atraente .
Obrigação das pessoas
procurarem a informação.
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Imobilização da sala.
Possibilidade de os
receptores não se interessarem pela informação.
Necessidade de renovação
periódica da informação.
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Processos e material de
acolhimento.
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Familiarização dos novos
elementos com a organização.
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Nos elementos da
organização.
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Variável.
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Primeiro contacto dos
novos elementos com a cultura da organização.
Interiorização de regras.
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Tempo dispendido pelos
responsáveis.
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Seminários de informação.
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Reflexão sobre problemas
da organização.
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Todo o pessoal ou grupos.
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Pode ser elevado.
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Fazer com que todos
tomem consciência dos problemas
Procurar soluções .
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Pode ser considerado
tempo perdido se o seminário não for preparado convenientemente.
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Grupos de concertação.
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Obtenção de soluções.
Acções de melhoria.
Obtenção de resultados
técnicos.
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Todo o pessoal mas
reunindo por grupos.
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Tempo.
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É um óptimo instrumento
de trabalho.
Circulação da informação
no sentido ascendente e descendente.
Permitem a pacificação.
Maior envolvimento
aumenta o desempenho.
Aumento da produtividade.
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É necessário preparar as
reuniões para que elas decorram normalmente e os participantes não cheguem ao
fim com a sensação de terem perdido o seu tempo.
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Tabela elaborada a partir de
Gondrand, (1983) e Peretti (1998).
Extrato de :
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
A COMUNICAÇÃO DOCENTE NOS AGRUPAMENTOS DE VILA NOVA DE GAIA
Autor : Henrique Manuel Salgado Almeida
Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação
- Especialização em Administração e Organização Escolar -
2005
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